domingo, 3 de maio de 2009

Evite Problemas

Cuidados com a terceirização
(Kelly Gomes)
Foco no principal negócio da empresa, redução de custos e eficiência da companhia. Essas premissas fazem parte do dia-a-dia dos gestores comprometidos com o resultado da empresa, principalmente em épocas de crise. Nesses momentos, a terceirização, mundialmente conhecida como outsourcing, consiste em uma das ferramentas comumentes utilizadas com a finalidade de atingir esses objetivos. Contudo, é necessário ter em mente que o processo de terceirização demanda análise e planejamento adequados, sob o risco de a economia momentânea trazer contingências trabalhistas de valores consideráveis no futuro. Para evitar esse problema, procure conhecer a fundo a instituição para a qual pretende terceirizar determinada atividade. A idoneidade e a seriedade com que essa companhia administra seus negócios são elementos importantes para fundamentar e escolha. Preço é um dos fatores utilizados com mais frequência como determinante para a contratação (ou não). Em muitos casos, já pode trazer indícios quanto à real capacidade de a futura contratada arcar integralmente com os custos da administração do pessoal alocado na companhia contratante. Considere a capacidade econômica dessa empresa e se haverá ou não exclusividade (prática que deverá ser evitada), incentive o rodízio dos empregados alocados para a prestação de serviços, solicite o uso de uniformes e crachás de identificação e exija a apresentação dos documentos que comprovem a regularidade no pagamento de tributos e encargos sociais. Esses são alguns cuidados preventivos que serão de grande valia!!

SEGURANÇA: Você também tem que ser Apolo


Dicas Preventivas para aumentar a Segurança

- Antes de sair de casa, verifique se todas as portas e janelas estão corretamente trancadas. Alguns sistemas de alarme indicam se existe esta falha antes de sair.

- Não comente a data de sua viagem em locais públicos ou perto de pessoas estranhas.

- Adote um protocolo de segurança com seus vizinhos, informando viagens, telefone para contato, coleta de cartas e outras medidas de segurança que julgarem cabíveis.

- E principalmente ao viajar, suspenda a assinatura de jornais e revistas e solicite a uma pessoa de confiança que pegue suas correspondências.

- Sempre que contratar um prestador de serviços, peça e confira suas referências pessoais e profissionais.

- Não admita novos empregados sem antes verificar sua idoneidade, referencias e se possível atestado de antecedentes criminais.

- Estabeleça uma rotina de segurança com seus empregados, orientando o que julgar necessário, principalmente no tocante ao atendimento à porta.


Monitor Marcelo Rosa da silva